Os bacharéis em direito que desejam seguir a carreira de advogados precisam, antes de começar a trabalhar, obter autorização da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Isso significa ser aprovado em um exame antes de ganhar a carteira de advogado. As provas da OAB agora são aplicadas ao mesmo tempo em todo o País. As inscrições para o próximo exame estão abertas e vão até o dia 30 de maio.
Os interessados devem acessar o site www.oab.org.br para efetivar a inscrição. A taxa é de R$ 200 e deve ser paga em qualquer agência bancária até o dia 31 de maio. O exame pode ser feito pelos estudantes do último ano (9º período e 10º período) ou pelos bacharéis que já se formaram.
Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal ou de baixa renda serão isentos do pagamento. Para isso, precisam solicitar isenção da taxa até esta terça-feira no site da OAB. Os resultados dos pedidos de isenção serão divulgados até 20 de maio.
No ato da inscrição, o candidato deve optar pela seccional em que deseja realizar o exame, assim como a área jurídica pela qual deseja fazer a prova prático-profissional. Há opções nas áreas de direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal e direito tributário.
O exame será composto por duas fases de caráter eliminatório. Na primeira, serão aplicadas provas objetivas com 100 questões elaboradas com base nas disciplinas profissionalizantes obrigatórias que compõem o currículo do curso de direito. Os aprovados nessa etapa farão a prova prático-profissional, que conterá uma peça e cinco questões referentes à área escolhida.
As avaliações terão duração de cinco horas cada e serão realizadas nos dias 13 de junho e 25 de julho, respectivamente. A previsão é que os locais de prova estejam disponíveis no site da OAB a partir do dia 8 de junho.