Os três Exames de Ordem deste ano serão aplicados pelo Cespe/UnB. Cronograma do primeiro exame definiu provas para junho e julho
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB
Uma parceria de sete anos se confirma na realização de mais uma série de Exames de Ordem para bacharéis em Direito e estudantes do último ano desse curso. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) foi contratado para aplicação das provas objetiva e prático-profissional dos três exames de 2010. O contrato, desta vez, foi assinado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), após decisão dos presidentes das seccionais dos 26 estados e do Distrito Federal, em reunião no último dia 7 de maio. “Para o Cespe/UnB é uma honra poder continuar colaborando na consolidação do processo de unificação do Exame de Ordem da OAB”, ressaltou Ricardo Carmona, diretor geral do Cespe/UnB.
De acordo com o cronograma aprovado para o primeiro Exame de Ordem de 2010, a prova objetiva está prevista para 13 de junho. Os aprovados nesta fase serão convocados para a prova prático-profissional, que deverá ser realizada em 25 de julho. As inscrições já estão abertas no site www.oab.org.br e podem ser feitas até 30 de maio. No endereço eletrônico, o examinando deverá preencher um formulário e emitir um boleto de pagamento no valor de R$ 200,00.
Do Exame de Ordem 2010.1, poderão participar os estudantes do último ano do curso de Direito, assim como os bacharéis que já concluíram o curso, ainda que a colação de grau esteja pendente. No momento da inscrição, o examinando deverá optar pela área do Direito em que pretende realizar a sua prova prático-profissional, tendo como opções: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.
Ainda no ato da inscrição, o examinando optará pela cidade onde fará a prova objetiva. Já a prova prático-profissional será aplicada pelo Cespe/UnB nas 27 capitais das Unidades da Federação e nas cidades vinculadas às seccionais da OAB onde houver, no mínimo, 50 examinandos aprovados na prova objetiva. O resultado final do Exame de Ordem 2010.1 da OAB deverá ser divulgado na data provável de 30 de agosto de 2010.