Um jovem australiano foi condenado a 30 dias de prisão por fazer uma bola com goma de mascar durante um julgamento contra ele, informou na sexta-feira (18) a imprensa da Austrália.

O australiano Mirza Zukanovic, de 20 anos, estava sendo julgado, na quinta-feira (17),  por uma acusação de assalto para um roubo de automóvel na cidade de Melbourne, quando o juiz Rodney Crisp o viu soprando e estourando uma bola (ou bolha) de goma de mascar.

Visivelmente irritado, o juiz sentenciou o jovem, na hora, a um mês de prisão por "escandalizar o tribunal e desrespeitar sua autoridade". Zukanovic foi liberado, após pagamento de fiança à Corte Suprema de Melbourne, e vai aguardar a análise do recurso que deve ser apresentado por seu advogado.

O acusado afirmou que não foi sua intenção desrespeitar o tribunal, e garantiu que masca chicletes o dia todo, inclusive no trabalho. "Soprei e enchi a bola, que não chegou a estourar. O juiz me disse pra me sentar, e falou que ia me punir por isso,  naquele momento, não acreditei", disse o jovem. "A seriedade da condenação só foi realmente sentida quando fui colocado em uma viatura policial e levado ao centro de custórda de Melbourne" - disse o jovem que, depois, recebeu autorização judicial para aguardar em liberdade a tramitação do recurso.

Atuará em seu nome, fazendo o recurso,  o conhecido advogado criminalista australiano George Defteros. "Foi uma boa lição para todos, não apenas aos jovens, que devem saber que quando estão perante um magistrado devem ter o respeito apropriado. Mas sentimos que esta foi uma uma penalidade excessiva", afirmou Defteros. Ele anunciou que o recurso vai sustentar que a pena de 30 dias foi aplicada sem o devido processo legal, mas apenas incidentalmente numa ação penal que discute outra situação.

A coleta do restante da prova em relação à acusação de assalto foi adiadas. As informações são do 
jornal News Limited.