EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA _________ DO FORO ______________________________________________________











                        ____________________________________________ (nome completo), _________________ (nacionalidade), _____________________ (estado civil), _________________ (profissão), portador(a) da Cédula de Identidade R.G. n.º _________________, inscrito(a) no CPF/MF sob n.º ______________, residente e domiciliado(a) na ______________________________________________ (endereço), por seu(ua) advogado(a), vem, respeitosamente, propor a presente

 

AÇÃO DE RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL



pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:








I – DOS FATOS

                        A Requerente possuía vida conjugal com ______________________________________________________ (qualificação), ora falecido, desde ______ (período), porém não oficializaram a união legalmente.

Na convivência deste período, o casal constituiu patrimônio comum. A Requerente o ajudava ______________________________(descrever o que ela fazia).

Adquiriram vários bens como ___________________________(descrever, principalmente automóveis e imóveis).

No entanto, com o falecimento do companheiro, o pai (ou mãe) do falecido denunciou o óbito excluindo a Requerente da partilha dos bens em comum.

                        As tentativas de composição amigáveis restaram-se infrutíferas.
                       
                        Eis a razão para se intentar a presente ação de Reconhecimento de União Estável.

II – DO DIREITO

A lei civil dispõe, expressamente, que:
           
            “Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.”

Ainda, esclarece o legislador no mesmo diploma legal:
           
“Art. 1.725. Na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens.”

                        Entende-se pela leitura conjugada destes dois artigos que a Requerente possui direitos patrimoniais, pois caracterizou com o falecido união estável.

Elucida, por fim, Roberto Senise Lisboa, em Manual de Direito Civil, vol. 5, 3.ª ed., RT, p. 213, que:

União Estável é a relação íntima e informal, prolongada no tempo e assemelhada ao vínculo decorrente do casamento civil, entre sujeitos de sexos diversos (conviventes ou companheiros), que não possuem qualquer impedimento matrimonial entre si.”

III – DO PEDIDO

Pelo exposto, requer-se

a) a citação de ______________________________ (qualificação), nomeado inventariante por esse MM. Juízo, para contestar o feito sob pena de revelia,

b) a procedência da ação, para reconhecimento de união estável;

c) sobrestamento do inventário até decisão final da presente ação;

d) a condenação do Réu ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios na ordem de 20% sobre o valor da condenação;

e) provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito.

Nos termos do art. 39, I, do CPC, o advogado subscritor da presente declara que receberá intimações em seu escritório localizado na ___________________________________ (endereço).

                               Dá-se o valor da causa de R$ ________ (valor por extenso) para todos os efeitos legais.


Termos em que,
Pede deferimento.

______________, ____ de ____________ de ______
(local e data)





__________________________
          (nome do advogado)
          OAB/___ n.º_____