EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DO FORO ________________________________________________________














___________________________________________________ (nome completo), _________________ (nacionalidade), _____________________ (estado civil), _________________ (profissão), portador(a) da Cédula de Identidade R.G. n.º _________________, inscrito(a) no CPF/MF sob n.º ______________, residente e domiciliado(a) na ______________________________________________ (endereço), por seu(ua) advogado(a), vem, respeitosamente, propor a presente

EXTINÇÃO DO USUFRUTO


com fulcro no art. 1.112, VI, do Código de Processo Civil, que pesa sobre o imóvel situado na __________________________ (endereço do imóvel), pelos motivos de fato e direito a seguir aduzidos:




I – DOS FATOS E DIREITO


O Requerente recebeu o imóvel situado na cidade ___________________________ (endereço), gravado com a cláusula de usufruto, em favor de ___________________________ (nome completo).

Ocorre que o aludido usufrutuário faleceu em ________________ (data), conforme atesta cópia da certidão de óbito (doc. ____).

Ainda, a lei civil dispõe, expressamente, que:

            “Art. 1.410. O usufruto extingue-se, cancelando-se o registro no Cartório de Registro de Imóveis:
            I – pela renúncia ou morte do usufrutuário”

A manifesta extinção do usufruto autoriza a propositura da presente ação.


II – DO PEDIDO

Diante do exposto, após ouvidos os Representantes do Ministério Público e da Fazenda Estadual, bem como após cumpridas as formalidades legais, requer-se o cancelamento da cláusula de usufruto, expedindo-se, em seguida, o competente mandado ao Registro de Imóveis competente, para os efeitos de direito.

Nos termos do art. 39, I, do CPC, o advogado subscritor da presente declara que receberá intimações em seu escritório localizado na ___________________________________ (endereço).

                        Dá-se o valor da causa de R$ ________ (valor por extenso) para todos os efeitos legais.

Termos em que,
Pede deferimento.

______________, ____ de ____________ de ______
(local e data)

__________________________
          (nome do advogado)
          OAB/___ n.º_____