1ª) Dentre os efeitos da posse, um que se destaca é o das proteções possessórias, em razão disto, marque abaixo a (V) ou (F) para as preposições verdadeiras ou falsas, respectivamente.


(F) Nas ações possessórias típicas o fenômeno da fungibilidade não ocorre.
(V) Nas ações possessórias típicas o autor é facultado a cumular pedidos.
(V) Nas ações possessórias de força nova deverá o juízo conceder liminar.
(F) A Nunciação de Obra Nova não permite a utilização de medidas extrajudiciais.
(V) A ação de Embargos de Terceiro é uma ação possessória atípica.
(F) A ação de Dano Infecto é uma ação possessória típica.

2ª) Comente com suas palavras os elementos formadores da propriedade pelo critério descritivo.
 O conceito DESCRITIVO dispõe que a propriedade é um direito COMPLEXO (permite 04 posturas ativas do proprietário – Usar , Gozar, Dispor E Reaver ); ABSOLUTO; PERPÉTUO (transmissibilidade por sucessão hereditária-a morte não extingue o poder de propriedade, transmite aos herdeiros – secessão hereditária ou testamentária) e EXCLUSIVO, pelo qual uma coisa fica submetida à vontade da pessoa, com as limitações da Lei.

3ª) De acordo com a Lei 6.015/73 o registro mobiliário poderá ser retificado, comente de forma sucinta como isso ocorre e também em quais hipóteses tal fato necessita de intervenção judicial.

É admissível a retificação do registro quando há inexatidão nos lançamentos, isto é, “se o teor do registro de imóveis não exprimir a verdade” (Art. 1.247, CC e LRP, 212). A retificação pode ser feita extrajudicialmente quando não afete direito de terceiros.
O art. §1º do art. 213 da LRP prescreve que “A retificação será feita mediante despacho judicial, salvo caso de erro evidente, o qual o oficial, desde logo, corrigirá com a devida cautela”.

“Os artigos 213 e 216 da Lei 6.015/73 disciplinam as retificações, sejam elas referentes ao nome das partes, erros de metragem ou de localizações, lapsos de referências etc., a retificação é processada administrativamente, através de requerimento do interessado, desde que não resulte em prejuízo a terceiros.”

Destina-se a corrigir erros evidentes referentes à qualificação da parte (casado, viúvo, solteiro) ou à indicação do imóvel. Se a retificação atingir a descrição das divisas ou da área do imóvel, assumirá a feição contenciosa, com citação dos confrontantes, do alienante ou de seus sucessores (§2º). Se o pedido de retificação for impugnado fundamentalmente, o Juiz remeterá o interessado para as vias ordinárias (§4º). O Ministério Público deve ser ouvido nos pedidos de retificação.

4ª) Em matéria de responsabilidade civil do proprietário, qual a regra geral? Comente.

Responde subjetiva ou objetivamente pelos prejuízos, se houver nexo de causalidade entre o dano causado pela coisa e sua conduta. Responde subjetivamente por danos causados por animais de sua propriedade, há presunção “júris tantum” de guardá-los e fiscaliza-los.  Responde Objetivamente pelos prejuízos causados por coisa que ante sua periculosidade deva ser controlada por ele. No caso de veículos a responsabilidade pode ser contratual ou delitual, matéria controversa se responsabilidade subjetiva ou objetiva. Responde também subjetivamente pelos danos ocasionados por coisas não perigosas.



Loading




Subscribe to Acadêmica de Direito by Email