O projeto Conciliação Itinerante - que teve início no dia 10.05 e prossegue em Carira até sexta-feira, 28.05 - atingiu a marca de cerca de 100% de acordos. Foram realizadas até o dia 25 de maio 550 audiências e em apenas uma delas não foi obtido um acordo entre as partes.
Segundo o Juiz substituto da Comarca de Carira, Glauber Dantas Rebouças, esse resultado é excelente. "Estão de parabéns, pelo profissionalismo e dedicação, as conciliadoras e o povo de Carira que, em muitos casos ao ser intimado para as audiências de conciliação, foram diretamente aos credores e negociaram as suas dívidas, e aqueles que deixaram para realizar os acordos em juízo o fizeram de maneira positiva", comemora o magistrado.
Ainda de acordo com o Juiz, a ideia da realização do mutirão da conciliação em Carira foi uma sugestão do Juiz titular da Comarca, Ednaldo César Junior, que constatou um acúmulo de processos referentes a ações de cobrança que poderiam ser resolvidos através de conciliação. "A partir daí tivemos reuniões com a Corregedoria, onde sensível a esta realidade a Desembargadora Aparecida Gama e o Juiz Corregedor Marcel Britto solicitaram o apoio da Central de Conciliação que, através da Juíza Dauquíria de Melo Ferreira, vem realizando o mutirão em Carira".
A conciliadora Thaís Azevedo informa que para atingir este nível de acordos foi fundamental a parceria do Judiciário com a Câmara de Diretores Lojistas - CDL local. "Tivemos a participação ativa do presidente do CDL, Wellington Fonseca, que incentivou os comerciantes locais a participarem das audiências de conciliação", explica.
Para a comerciante Michele Rodrigues da Silva a inadimplência no mercado de Carira estava bastante alta, fato que forçou os empresários ao ajuizamento das ações de cobrança. "Somente no dia de hoje participei de nove audiências e consegui em todas elas a garantia do pagamento", argumentou a comerciante, acrescentando que os lojistas de Carira estão muitos satisfeitos com o trabalho desenvolvido e pedem ao Judiciário a programação de outros mutirões de conciliação para a comarca de Carira.

Fonte: TJ/SE